segunda-feira, 25 de março de 2013

Como melhorar o relacionamento no dia a dia

Altos e baixos fazem parte da vida de qualquer pessoa, e de qualquer romance também. Algumas fases são bastante estressantes mas, se forem bem resolvidas, acabam se convertendo em ainda mais entendimento, cumplicidade e amor.

A maior causa das crises no relacionamento é a dificuldade das pessoas em lidarem com as diferenças. “Quando surge um problema, cada um se apega ao seu jeito de resolvê-lo e, ao invés de cooperarem, passam a competir para provar que o seu modelo é o mais certo”, comenta. Confira o que fazer nos momentos mais tensos:

Convivência na mesma casa: durante o namoro, muita gente sonha com o esperado “enfim, sós”. Mas, quando ele chega, cada um tem uma forma de lidar com as situações cotidianas, o que fatalmente resulta em conflitos. “É preciso criar uma nova maneira de fazer isso, que seja específica do casal: diferente do jeito de cada um e de cada uma das famílias”, explica Solange. “Outra dificuldade é sair do idealizado e agir de acordo com os dados da realidade, que podem ser muito diferentes”, completa a psicóloga.

Problemas em família: dizem que as pessoas não se casam com o parceiro, mas com a família dele. Afinal, será necessário conviver com os novos parentes, com os quais nem sempre se tem tanta afinidade. “Se o casal compreender que a tarefa é criar um sistema novo, saberá colocar limites nas invasões das famílias de origem e lidar de forma cooperativa, de comum acordo, sem competir nem guerrear”, afirma a psicóloga.

Chegada dos filhos: é um momento que requer paciência e esperança, pois há muitas mudanças em curso. Se algumas questões práticas da convivência não forem resolvidas antes do casal ter filhos, corre-se o risco de usá-los como arma de guerra, o que precisa ser evitado.

Problemas financeiros: geram uma grande instabilidade na vida diária, o que provoca insegurança. Quando o casal já não está tão bem, esse costuma ser um fator agravante para a crise.

Mudanças com o tempo: os anos passam e, com eles, todo mundo erra, aprende, cresce e muda sua forma de viver. Ambições, expectativas e opiniões: tudo fica tão diferente que, em determinado momento, um não reconhece no outro a pessoa por quem se apaixonou. De acordo com Solange, reciclagem é a palavra certa. “Um relacionamento precisa ser recontratado de quando em quando para se adequar às mudanças”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário